Você precisa de Tempo para Refletir

Posted by on January 15, 2015

Recentemente, o renomado escritor americano Daniel Goleman publicou seu livro Foco (2014). Ele se tornou bastante conhecido depois que publicou o livro Inteligência Emocional (1995) que já vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo.

Goleman afirma que o excesso de informação no mundo atual gera distrações e atrapalha na concentração das pessoas. Ele diz que é preciso parar para refletir nas coisas que estão acontecendo ao nosso redor para nos tornamos mais eficiêntes e produtivos.

Fazendo um paralelo disto com Agile, notamos que o escritor está dizendo é mais ou menos o seguinte: Para ter melhoria contínua em todas as áreas da nossa vida é preciso reservar um tempo com uma certa periodicidade para fazermos retrospectivas e criarmos ações.

É o que Bill Gates fazia quando presidia a Microsoft. Ele tinha períodos de “think weeks” (semanas para pensar), onde ele passava alguns dias numa casa de campo para refletir.

Jack Welch, presidente da General Electric, reserva uma hora por dia para olhar pela janela.

Em uma entrevista para revista Exame, Goleman afirma que os círculos cerebrais usados pela concentração são os mesmos que geram a ansiedade e quando aumenta o fluxo de distração, a ansiedade tende a aumentar também. Por isto as pausas para pensar são tão importantes, caso contrário, nos tornamos vítimas de uma mente restrita.

Algumas dicas que o escritor dá para ajudar na concentração é:

  • Durma bem;
  • Crie um período no dia em que as interrupções sejam proibidas. Inclusive ler e-mails, atender telefones ou ter contato com outras fontes de distração;
  • Faça algumas pausas durante o expediente para prestar atenção na própria respiração. O pessoal do Google faz isto. Este exercício faz com que o circuito do cérebro responsável pela concentração seja ativado;
  • Conheça e saiba usar os três tipos de foco: o interno, o externo e o empático. O interno é a habilidade de se concentrar, apesar do que há ao redor. O externo é a capacidade de análise do ambiente. E o empático é a competência de prestar atenção em alguém;
  • Pratique meditação para ter pensamentos mais criativos. Segundo ele, a meditação libera o cérebro para fazer as associações acidentais que levam a novas percepções. Artistas e inventores costumam praticar devaneios produtivos;
  • Pratique o foco, ou seja, primeiro realizar uma tarefa importante e só depois ver uma notícia ou ler os e-mails;
  • Procure trabalhar em algo que você gosta, algo que traga desafios e satisfação pessoal.

Para saber mais, recomendo que leia os livros citados acima e continue acompanhando o meu blog que em breve compartilharei mais sobre o assunto.


comments powered by Disqus